O dress code masculino da alfaiataria, que surgiu de três peças usadas pelo rei britânico Charles II no século XV até as araras das lojas masculinas dos dias de hoje, passou por mudanças que acompanharam o homem e os fatos históricos ocorridos ao decorrer do tempo, chegando a alterar sua relação com o corpo nos últimos 500 anos. Neste meio tempo, nomenclaturas como terno, paletó, blazer e smoking surgiram e fazem parte do dia a dia de muitos homens. Entretanto, nem todos sabem a diferença que há entre um e outro, pensando nisso trago aqui uma lista rápida para explicar cada um de forma simples.
1) TERNO E COSTUME
Foto: Pinterest/El Hombre
Sim, há uma diferença entre o terno e o costume e ela é muito simples. O terno é composto por três peças: Calça, paletó o colete. No momento que você usa-o sem colete, ele se torna um costume e não exige gravata. O terno é um traje super formal, costuma ser usado em festas de casamento, já o costume oferece uma maior versatilidade dentro do dress code, podendo ser usado no trabalho, por exemplo.
2) PALETÓFoto: Pinterest/Macho Moda
O paletó é uma das peças que compõem o terno ou costume. Sua modelagem e tecido varia conforme o terno que foi escolhido. Antigamente, era usual modelos de paletós retos e largos, hoje modelos slim tem feito parte do dia a dia dos homens, recebendo esse shape mais ajustado ao corpo, que traz um ar de modernidade para a peça. Na hora de compor o traje, se
o evento é a noite opte por cores mais escuras, preto nunca tem erro, mas é possível apostar também no azul marinho, azul bic, bordo, entre outros. Caso o evento seja durante o dia, cores claras ganham espaço ou até mesmo o cinza.
3) BLAZERFoto: Pinterest/Blog Estilo Masculino
Podemos afirmar que o blazer é a variação informal do paletó, pode ser usado em diferentes ocasiões por ser mais casual e sem precisar combinar com a calça como é necessário no terno e costume. Entre suas possibilidades de combinações, pode ser usado com jeans, calça de sarja ou chino.
4) SMOKINGFoto: Pinterest/Fashion Men
Por fim o Smoking ou também conhecido como Black Tie, é o traje mais formal de todos. Ele é composto por três peças: Calça, paletó e gravata borboleta. Mas cuidado, o paletó do smoking não é o mesmo do terno, pois ele possui a lapela de cetim, o que o deixa mais sofisticado. Esse traje costuma ser usado em cerimonias solenes e em premiações.
Espero que esse guia rápido e prático tenha lhe ajudado a entender a diferença entre estes trajes. Para continuar acompanhando meu conteúdo basta acessar meu Blog Albino Fashion ou seguir o instagram @albinofashion
MAIS:
Três tendências de moda masculina para usar nesse verão